Se quiser pães de queijo tipo os da Casa do Pão de Queijo, ou seja, com o interior mais cremoso, com a massa mais ligada, você deve usar o polvilho doce.
Se quiser pães de queijo com o interior mais crocante, com a massa mais abiscoitada (tipo biscoito de polvilho): você deve usar o polvilho azedo.
Agora o queijo: O indicado é o de Minas meia cura. Mas se a gente não é de Minas ou de algum interior do Brasil, se moramos em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, é bem provável que esse tipo de queijo não seja algo fácil de encontrar e, quando encontrado é caro. Se conseguir dele, compre umas 300g e rale grosso.
QUEBRA GALHO:
O que faço é comprar aquele queijo minas normal que encontramos no mercado, feito com leite pasteurizado, branquelo e nada, nada perto do verdadeiro queijo de minas e, o coloco na geladeira sem nenhuma proteção, dentro de um prato, na parte mais fria da geladeira e deixo lá cerca de 1 semana ou mais, lembrando de virá-lo de 2 em 2 dias, até ele endurecer/curar. Daí, ralo grosso e uso com umas 3 colheres de sopa de queijo parmesão, também ralado grosso. Para essa proporção de ½ Kg de polvilho uso cerca de 400 g desse queijo que, depois de “curado” vai baixar para cerca de 300g, somando o parmesão vai dar cerca de 350g.
Não sou de dar receitas fechadinhas, pois acredito que a grande aventura, inclusive para quem está começando, é fazer com sensibilidade. Então vamos às proporções:
Escaldar o polvilho:
Para ½ Kg de polvilho (doce ou azedo), você deve preparar a seguinte mistura:
1 xícara de leite
1 xícara de água
½ xícara de óleo
1 colher de chá rasa de sal
E leve ao fogo para ferver.
Coloque o polvilho numa tigela grande e, enquanto a mistura está aquecendo, aperte o polvilho com as mãos desfazendo eventuais bolinhas.
Quando a mistura ferver, despeje devagar sobre o polvilho e, com um garfo, vá misturando, a fim de que todo ele seja umedecido pela mistura. Ele vai ficar meio liguento, mas não deve ficar líquido ou mole demais.
Ainda com o polvilho morno vá acrescentando aos poucos 3 ovos – um a um – e o queijo, amassando bemmmm com as mãos a cada adição – de acordo com o tamanho dos ovos talvez nem precise de 3.
Vai ficar uma massa liguenta, mas que vai soltar da tigela e grudar em suas mãos. Por isso para fazer as bolinhas você deve untar as mãos com óleo.
Faça as bolinhas e coloque em formas/refratários dando cerca de dois dedos de distância entre cada uma. Não é necessário untar a forma/refratário.
A partir daqui você pode congelar ou assar. Para assar, quando começar a fazer as bolinhas ligue o forno na temperatura alta (250/300°C). Sim, esse é outro segredo: pão de queijo se assa em forno bemmmmmmm quente. Asse por cerca de 15 minutos ou até que eles fiquem ligeiramente dourados.
Esses das fotos foram feitos com polvilho azedo e o queijo minas falso meia cura!
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!