Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

18/10/2017

Arroz de bacalhau com natas

Caçarolla171
Há mais ou menos uns 4 anos surgiu uma novidade no CADEG e nas Casas Pedro (há mais tempo e mais caro) que muito agradou chefs e donas de casa antenadas.

Era o bacalhau em lascas. No CADEG eles eram de melhor qualidade do que em supermercados (os famosos polaca que tempos depois foram proibidos de serem chamados bacalhau e viraram “tipo” e, isso é uma discussão para muitos posts).O sucesso foi estrondoso. Isto porque, além do preço bastante em conta, ele tinha tempo de dessalga infinitamente menor do que o bacalhau em postas e praticamente zero de espinhas. Coisa melhor para bolinhos e preparos com ele desfiado não havia.

Diferente do que estava sendo oferecido nos demais estabelecimentos, o do CADEG era muito superior, pois contava com uma mistura de aparas que os comerciantes ao “limparem” as mantas para produzir o lombo agregavam ou mesmo vendiam integralmente como lascas.

A indústria já antenada na demanda “garfou” o filão e começou a produzir em larga escala e com baixa qualidade. Para completar o pacote, o preço subiu estratosfericamente, ao ponto de hoje ser praticamente igual aos lombos e mantas.

Agora, aqueles comerciantes pequenos e cheios de aparas resolveram voltar a vender, mas sem desfiar. Hoje eles são chamados aparas. Preço lá embaixo como eram as lascas e qualidade superior com certeza. Tempo de dessalga aumentou um pouco, mas são aparas de GABUS MORHUA queridos! 26,00 o quilo de um bacalhau dos bons, perfeito para as mesmas preparações.

E foi assim que surgiu esta receitinha delícia, com baixo custo e alto sabor, que serve de 2 a 6 pessoas, dependendo da disposição de cada um. kkkk

Vamos aprender?

Ingredientes:
250g de lascas grandes de bacalhau dessalgado
½  xícara de chá de caldo feito com as espinhas e as peles do bacalhau (somente ferver 2 xícaras de chá de água, com 1 folha de louro e as espinhas e peles por cerca de 20 minutos)
2 xícaras de chá de arroz cozido
3 colheres de sopa de azeite
1 folha pequena de louro
1 xícara de chá de creme de leite fresco (35% ou mais de gordura) - vulgo natas em português de Portugal
3 dentes de alho – metade picado, metade socado com 1 colher de café de sal
1 xícara de chá de cebola bem cortadinha
1 xícara de chá de salsa cortada grosseiramente
½ xícara de chá de coentro cortado grosseiramente
sal, pimenta do reino e azeite extra virgem a gosto
alguns tomates cerejas ou sweets e/ou algumas pimentas biquinho em conserva  para decorar (opcional)

Preparo:
1-    Leve uma panela larga e fundo ao fogo alto com as 3 colheres de sopa de azeite e deixe aquecer por 1 minutinho.
2-    Acrescente a metade picada do alho e deixe dourar ligeiramente.
3-    Junte a cebola picada, mexa bem e deixe ficar transparente
4-    Adicione as lascas de bacalhau e mexa delicadamente para não desfazer muito e virar bacalhau desfiado. OBS: Neste momento pode ser que o bacalhau solte muita água. Deixe o fogo alto e a panela destampada até o liquido evaporar quase totalmente.
5-    Acrescente o alho socado e uma pitada de pimenta do reino (de preferência moída na hora), mexa cuidadosamente e aguarde 1 minuto em fogo médio.
6-    Inclua o arroz cozido, a folha de louro e a meia xícara do caldo, mexa levemente e deixe levantar fervura.
7-    Aguarde 3/5 minutos e agregue o creme de leite fresco, mexa e deixe cozinhar por mais 8/10 minutos (ou até que o creme de leite engrosse) sem tampar a panela e em fogo médio para baixo.
8-    Prove, acerte o sal e a pimenta, se necessário.
9-    Junte metade da salsinha e o coentro todo, mexa com cuidado, apague o fogo e salpique restante da salsinha.
10- Sirva imediatamente, deitando um fio de azeite extra virgem por cima e decorando com os tomatinhos ou a pimenta biquinho em conserva, se desejar.

DICAS LEGAIS:
1-    Se você achar que o bacalhau ainda está muito salgado ou com sal suficiente, use todo o alho apenas picado e deixe para acerta o sal no final.
2-    Você pode agregar outros itens como: batatas, ervilhas, milho, vagens, cogumelos, etc., apenas observe o tempo de cozimento, ou cozinhe separadamente agregando 2 minutos antes do final do cozimento principal.
3-    Ao juntar outros itens, mantenha o equilíbrio de quantidade para o bacalhau não acabar sumindo em meio a tanta coisa.
4-    O creme de leite de caixinha pode ser usado, apenas deverá ser acrescentado no final, sem deixar ferver, somente aquecendo e, para tanto, dobre a quantidade de caldo e junte uma colher de manteiga, na etapa 6 do preparo (manteiga, nada de margarina, tá?).


Veja que delicinha nas fotos?

Usei umas ervinhas da minha horta pra dar um charme!

Outro ângulo, mesma delícia linda!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!