Como ela fez parte de minha juventude! Nossa situação financeira era tão ruim que, muitas e muitas vezes não tinha dindin nem pro pão francês. E não se iluda, a manteiga ainda era mais barata do que a margarina, iguaria americana que a Claybom cobrava caro, para os bobocas acharem que era melhor do que manteiga, coisas do marketing né? E muita gente se achava chique comendo margarina em tabletes! kkkkk
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 ovo inteiro
1 colher bemmm cheia de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de leite morno
1 colher de café de sal
1 colher de café de fermento químico em pó
1 pitada de açúcar
Numa tigela, peneire 2 xícaras de farinha de trigo, o sal e o açúcar.
Acrescente o ovo e misture.
Adicione o leite aos poucos e misture bem.
Agora, aos poucos, adicione a terceira xícara de farinha e o fermento até a massa desgrudar da tigela e, mão na massa, até dar o ponto de uma massa de pastel bemmm elástica (se precisar de mais farinha adicione até dar o ponto.
Faça uma bola (como na foto), polvilhe farinha e cubra a tigela com um pano úmido e deixe descansar por uns 15 minutinhos.
Separe bolas menores, como na foto
Abra discos do tamanho do fundo da frigideira ou chapa com revestimento antiaderente que você vai usar. A espessura é de mais ou menos um dedo, tipo uma passa de pizza grossa. Eu nem uso rolo de massa, abro mesmo com as mãos!
Leve a frigideira ao fogo alto e deixe ficar bemmm quente.
Besunte manteiga num dos lados do disco de massa e coloque na frigideira.
Abaixe o fogo para médio e espere cerca de dois minutos, até começar a aparecer pontos escuros no lado debaixo do disco (vá dando uma olhadinha); Besunte mais manteiga do lado que está para cima e vire. Mais uns 2 minutos e pronto. Coloque os discos assados num prato e cubra com um pano, até assar todos.
Corte em quatro e sirva com manteiga por cima e um bom café!
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!