Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

04/02/2014

Baião de Dois

Caçarolla171
A RECEITA É LONGA, MAS VALE A PENA!!!

Ingredientes:

para 4/6 pessoas

500 g de carne de sol (preferencialmente chã de fora, com alguma gordurinha e cortado em cubos médios - solicite ao seu açougueiro pra cortar procê, a faca dele é super afiada).

2 xícaras de arroz cru (pode ser o parboilizado ou o agulhinha - eu gosto de agulhinha)

3 xícaras de feijão de corda - agora vem uma dica/diferença: O feijão de corda pode ser verde (aquele vendido na feira em rama pra debulhar ou já debulhado) ou o seco, comprado em lugares que vendem todo tipo de grãos a granel. Se for o verde são mesmo 3 xícaras bem cheias, mas se for o seco pode ser somente 2, pois vc vai ter que deixar de molho para hidratar e ele vai aumentar de volume.

2 xícaras de queijo coalho em cubos (cerca de 150/200 g) - E mais uma dica! Existem 2 tipos básicos de queijo coalho: o que derrete e o que não derrete. O que não derrete é aquele vendido na praia que o cara passa na brasa e ele fica firme no palito e o que derrete vc faz na frigideira e ele desmancha. Então, no caso do baião, procure comprar o que derrete. As marcas LAMA e Regina costumam derreter, já a SERTANORTE não derrete. O seu baião não vai ficar ruim se vc usar o queijo que não derrete, mas vai ficar delicioso se usar o que derrete.

1 maço de coentro. Mais dica: quando corto o coentro, separo-o em três parte: as raízes, os talos e as folhas, lavo e relavo bastante, especialmente as raízes. Corto cada parte em separado. As raízes eu dou uma secadinha e soco junto com o alho. Os talos corto pequeno e coloco no meio do cozimento e as folhas, tb bem cortadas, somente no final.

1 maço de cheiro verde. Neste caso, também separo: talos da salsinha e folhas, talos brancos da cebolinha (dessa vez descarto as raízes) e folhas e uso da mesma forma dos talos e folhas do coentro.

5 dentes médios de alho

2 cebolas médias picadas

3 colheres de sopa de óleo de soja

Manteiga de garrafa a gosto

Azeite extra virgem a gosto

Pimenta dedo de moça a gosto (em geral uso uma e sem a semente)

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto (somente no final pois geralmente não é necessário)

ALGUNS SEGREDOS:

A carne de sol deve ser dessalgada em água abundante, por cerca de 3 horas, trocando a água a cada hora.

O feijão de corda seco tb deve ficar de molho em bastante água, por cerca de 3 horas, mas não precisa trocar, apenas verificar se ele cresceu e precisa de mais água.

Se o feijão for verde, não precisa de molho, mas precisa ser bem lavado. Ele tb não precisa ser cozido primeiro para depois se juntar ao arroz, os dois podem cozinhar juntos.

NESTA RECEITA ESTAREI CONSIDERANDO O FEIJÃO SECO, POIS ELE É MAIS FÁCIL DE ENCONTRAR.

MODO DE PREPARO

Leve uma chaleira ou leiteira ao fogo com cerca de 1 litro de água para ferver. Talvez vc precise de mais água, mas vá acrescentando à leiteira/chaleira a medida que for usando.

Numa panela grande e funda, deite o óleo de soja e deixe ficar bem quente. Escorra bem a carne e coloque na panela. Mexa bem. Ela soltará muita água, mexa de vez enquanto até a água secar totalmente e a carne começar a dourar. Não esqueça de mexer prela não grudar no fundo. (vc perceberá que o fundo vai estar com uma camada grossa meio grudada, não se preocupe ela vai servir para dar cor e sabor ao seu baião)

Quando a carne já estiver um pouco dourada acrescente o alho socado com as raízes do coentro e misture bem.

Acrescente a pimenta dedo de moça picadinha.

Em seguida acrescente a cebola picadinha e misture bem, espere ela ficar transparente.

Acrescente cerca de 1 xícara de água fervente e, com a colher, tente soltar os resíduos que estão no fundo da panela.

Acrescente mais água até cobrir bem a carne, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos (ou até vc provar a carne e perceber que ela está macia). Se a água ficar abaixo da carne acrescente mais água.

Se a carne estiver macia, retire da panela com uma escumadeira e reserve. Aumente o fogo da panela.

Escorra o feijão e acrescente na água fervente que cozinhou a carne. Acrescente os talos de coentro, cebolinha e salsinha. Misture bem e se a água não cobrir o feijão acrescente até cobrir bem (uns três dedos acima dos grãos). Espere abrir fervura novamente e abaixe o fogo. Cozinhe por cerca de 20/30 minutos ou até que o feijão esteja macio mas ainda bem firme.

Com a ajuda de uma escumadeira retire o feijão e reserve.

SE O SEU FEIJÃO FOR VERDE, ESQUEÇA A INSTRUÇÃO DO FEIJÃO SECO ACIMA E INICIE DO ABAIXO, JUNTANDO O FEIJÃO VERDE AO ARROZ E ACRESCENTANDO OS TALOS DAS ERVAS TAMBÉM.

Se vc for cozinhar ARROZ PARBOILIZADO basta acrescentá-lo à água fervente na panela em que cozinhou o feijão. Cobrir 2 dedos acima dele de água, tampar a panela e cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo.

Mas se vc for fazer com o ARROZ AGULHINHA, deve lavá-lo bem e refogá-lo com duas colheres de óleo em outra panela e só então acrescentar a água fervente do cozimento do feijão, tampar a panela e cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo.

Agora, com o fogo aceso e baixo é só misturar o arroz, a carne e o feijão na mesma panela dos cozimentos, juntar o queijo coalho, a salsa, a cebolinha, o coentro (separe um pouquinho para decorar o prato no final), a manteiga de garrafa, o azeite, a pimenta do reino (se desejar), misturar tudo muito bem, provar e acertar o sal se necessário. Acrescentar 1 xícara de água fervente e deixar aquecer em fogo baixo por cerca de 5 minutos.

Decore com as ervas e leve a mesa correndo.

Leve a mesa, também, a manteiga de garrafa e o azeite, para que seus convivas possam acrescentar, caso desejem.

Uma pimentinha em conserva tb vai bem e, lógico, cervejinha bem gelada!!!

E DEPOIS DE TESTAR ESTA RECEITA, INVENTE, ACRESCENTE ALGO OU RETIRE ALGO. REALIZE O SEU BAIÃO!!



0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!