Bom, para quem já tem alguma prática, basicamente a frigideira é um refogado onde se acrescenta leite de coco e por último coentro e salsa bem picadinho. No final deve ficar mais sequinho com pouco caldo. Reserve deixando esfriar um pouco, tipo ficar morninho.
Para os sem prática, um refogado leva basicamente alhos dourados, cebola, tomates, pimentões, sal e pimenta (que pode ser do reino ou dedo de moça), além do leite de coco e das ervas, que eu já alertei!!!
Depois bate-se em neve umas 6 claras e após, acrescentam-se as gemas uma a uma (considerando meio quilo de siri catado e, você encontra facilmente ele catado e congelado nos supermercados).
Ligue o forno a 180/200°C para pré aquecê-lo.
Com o refogado morninho, acrescente metade da mistura de ovos e mexa delicadamente até incorporar por completo.
Tradicionalmente usa-se uma panela de barro rasa (frigideira), mas podemos usar um refratário ou mesmo uma forma com interior antiaderente. Passe a mistura para um desses recipientes e cubra-a com o restante da mistura de ovos, procurando formar uma camada uniforme. Não precisa untar!
Leve ao forno por 5 minutos e retire para decorar com rodelas de pimentões, cebola, tomates e azeitonas, se desejar. Retorne ao forno e asse por, aproximadamente 30 minutos, ou até ele dourar levemente. SIRVA CORRENDO!!!
A frigideira pode ser feita de inúmeros ingredientes, como por exemplo: peixe, bacalhau, camarão e até de ovos cozidos.
Se pesquisarem na internet, vão notar que algumas receitas indicam acrescentar farinha de trigo ou rosca aos ovos, colocar uma camada embaixo o refogado no meio e a outra camada por cima, enfim todo tipo de jeito. Mas nenhuma delas vai escapar do refogado, do leite de coco e do coentro, mesmo que ainda acrescente o famoso dendê! Mas essa eu posso garantir que é de fonte bahianamente limpa!
Prato único para almoço, lanche e até café da manhã! |
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!