Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

28/09/2016

Como fazer meu Homus Tahine

Caçarolla171
Ao fazer uma mesa de petiscos frios para uma comemoração super especial, uma das comensais, curtidora da nossa página no Facebook e seguidora de nosso blog, disse:  Quero a receita desse homus no blog, viu?

Como negar? Ainda mais que é a Fernanda mais fofa que já conheci em minha vida!

Então vamos a ela com meus “pulos do gato”!

Para fazer cerca de 400g da pasta (o equivalente a dois potinhos de manteiga com 200g), você vai precisar:

1 ½ xícara de chá de grão de bico
1 a 2 colher de sopa de óleo de soja ou azeite
1 dente grande de alho socado com 1 colher de café de sal
1 folha pequena de louro
2 a 3 colheres de sopa de tahine
 1 colher de chá rasa de zaatar (opcional)
1 colher de chá rasa de pimenta síria
DICA: Tahine, pimenta síria e zaatar, aqui no RJ, são facilmente encontrados nas Casas Pedro. Em outras regiões procure em delicatessens e lojas especializadas em culinária árabe. Compre pouco, tipo: 200g de tahine (o que sobrar durará 1 ano na sua geladeira), 50g de pimenta síria e 50g de zaatar (estas especiarias secas também duram 1 ano e fora da geladeira).
1 colher de sobremesa de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite
½ xícara de salsinha bem picadinha
Sal, pimenta do reino, pimenta síria e mais azeite a gosto

Alguns truques e saídas:
1- Se você não encontrar pimenta síria, substitua por 1 colher de café rasa de pimenta do reino e duas boas pitadas de canela em pó. Não é a mesma coisa, mas vai dar o perfume e um pouco do sabor da pimenta síria.
2- A medida de limão pode ser maior, caso você queira a pasta com mais acidez.
3- Se você não tem como socar o alho com sal, pique-o bem pequenino e misture o sal depois.

Preparo:
1- Coloque o grão de bico de molho em água fria de um dia para o outro, ou até mais.
No dia seguinte, escorra o grão de bico e leve uma panela funda e larga ao fogo alto deixando 1 minuto para ela esquentar.
Aqui vale observar: Pode ser uma panela comum ou de pressão, o que mudará é o tempo de cozimento. Mais adiante direi os tempos.
2- Aproveite e coloque uma leiteira/chaleira com cerca de 500 ml de água para ferver.
3- Junte o azeite ou óleo e o alho socado com o sal, misture rapidamente e acrescente o grão de bico escorrido, mexendo bem para misturar tudo direitinho.
4- Adicione a pimenta síria, o zaatar e o louro e misture novamente.
5- Acrescente a água fervente de modo que ela fique cerca de 4 dedos acima dos grãos, aguarde ferver, tampe a panela e ...
a) Se a panela for comum, abaixe o fogo e conte cerca de 30/40 minutos ou até os grãos ficarem bem cozidos. Mas na metade do tempo verifique se precisa acrescentar mais água.
b) Se a panela for de pressão, após tampar, aguarde começar a chiar, abaixe o fogo e conte cerca de 15/20 minutos. Se ao destampar os grãos ainda estiverem firmes, verifique se precisa de mais água e acrescente se for o caso, tampe novamente, espere chiar, abaixe o fogo e conte mais 10 minutos.
6- Após cozimento dos grãos, escorra-os e reserve cerca de 1 xícara da água do cozimento.
7- Num processador ou liquidificador, Adicione os grãos cozidos, o tahine, o limão, o azeite, 1/3 do líquido do cozimento e bata até virar uma pasta espessa. Se quiser ela mais fina vá ajustando com o liquido do cozimento e azeite.
PS.: No liquidificador você terá mais dificuldade, eu vou dando sacudidelas, ligando e desligando, usando um garfo para ir mexendo (quando ele está desligado, lógico), acrescentando mais líquido do cozimento aos pouco e bem pouquinho por vez, para a pasta não acabar virando líquido. Neste caso, o segredo é paciência!
8- Prove e acerte a gosto o sal e as pimentas.
9- Passe a pasta para um recipiente e, com uma colher, traga mais pasta para as bordas deixando o meio mais fundo. Deite a salsinha no meio e regue tudo generosamente com azeite.
10- Sirva com pão árabe, ou mesmo pão comum ou torradinhas.

Mais dicas:
1- Esta pastinha dura, pelo menos, 3 dias na geladeira e substitui deliciosamente a manteiga ou o queijo cremoso do café da manhã.
2- Se for guardar, não misture a salsinha e o azeite a mais. Deixe para fazer isso na hora de servir.
3- Tradicionalmente, além da salsinha, também é servida salpicada de grãos de romã. Se você achar, use. Fica lindo e acrescenta mais uma camada de sabor e crocância.


0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!