Pegue mais ou menos um quilo de coxinhas e lave bemmmmm!!!
Soque com sal ou esprema e depois acrescente o sal dois dentões de alho ou 4/5 médios (é bastante alho mesmo, pode ser até mais que isso).
Leve uma panela funda e larga ao fogo médio e deite umas 3 colheres de sopa de óleo de soja, junte o alho socado e deixe dourar, mas ele tem que ficar um dourado bem clarinho (amarelinho claro). Junte as coxinhas e misture bem.
Agora vem o pulo do gato: Pegue uma colher de sobremesa bem cheia de colorau (também chamado de colorífico ou urucum em pó) e misture.Abaixe o fogo e misture e misture e misture, até o colorau dissolver e envolver bem as coxinhas e deixá-las bem douradinhas. Se desejar coloque pimenta do reino moída a gosto.
Aumente o fogo e coloque cerca de uma xícara de chá de água. Espere começar a ferver e abaixe o fogo, tampando a panela. Deixe cozinhar por uns 15/20 minutos e em intervalos de 5 dê uma mexidinha (se numa delas você achar que a água está pouca coloque um pouquinho mais). Verifique se elas já estão macias e, se não, deixe mais um pouco.
Quando elas estiverem macias, acerte o sal, acrescente pimenta do reino a gosto e pegue um punhado bem grande de folhas de salsa, rasgue-as grosseiramente, com as mãos mesmo, apague o fogo e jogue por cima. Tampe a panela e aguarde uns 5 minutos. Sirva.
PS: Para fazer o pirão, retire as coxinhas da panela, acrescente mais uma xícara de chá de água no caldo, mexa bem e tente tirar o máximo dos resíduos que se formaram no fundo da panela, espere ferver . A parte dissolva umas 3 colheres de sopa de farinha de mandioca em meia xícara de chá de água e acrescente a mistura ao caldo fervente, mexendo logo em seguida, para não criar grumos. Continue mexendo até engrossar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, sempre mexendo. Apague o fogo e sirva com suas coxinhas. Bom a couve, acho que você sabe fazer, num alho e óleo, né?
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!