Uma delas, minha madrinha Eliete (madrinha-prima), vive dizendo que não sabe cozinhar, mas eu nunca comi nenhuma comida ruim feita pelas suas lindas mãos. Ela é craque em receitas de liquidificador, tudo na panela de pressão e faz um arroz de polvo dos deuses!
É dela a inspiração e parte da receita desse pão super prático e fácil.
A base serve para levar o que você quiser e, inclusive, rechear.
Vamos aos ingredientes?
4 a 5 xícaras de farinha de trigo (em geral 4 é suficiente, mas depende da umidade da sua farinha)
½ pacotinho de fermento biológico seco
1 ovo grande ou 2 pequenos em temperatura ambiente
60 g de margarina culinária ou manteiga em temperatura ambiente
350 ml de leite integral morno
1 colher de café de sal
1 colher de sobremesa cheia de açúcar
1 xícara de chá de ervas frescas de sua preferência (o meu eu fiz com manjericão, alecrim e hortelã)
DICAS:
1- Se quiser usar óleo no lugar da margarina/manteiga use 1/3 de xícara
2- Se quiser usar fermento fresco em tabletes use 1 ½ tabletinho = cerca de 15 g
3- É importante a margarina/manteiga estar em temperatura ambiente, molinha, mas se esquecer de tirar antes da geladeira, leve ao microondas por uns 30 segundos e ela vão amolecer.
4- O leite é morno, não é quente, nem fervente!
5- Se você quiser que as ervas apareçam no pão depois de assado, acrescente-as picadas grosseiramente, depois de liquidificar os líquidos. Se quiser que não fiquem aparentes, liquidifique junto com os líquidos.
6- Se quiser usar ervas secas, elas devem ser adicionadas em menor quantidade, tipo apenas 2 colheres de sopa de um mix ou de uma só erva.
7- Se não quiser com ervas, basta não acrescentar.
8- Para colocar a massa para crescer quando o tempo está fresquinho ou friozinho, ligo o forno na temperatura alta, fecho a porta e conto 1 minuto. Desligo o forno e abro a porta para sair o excesso de calor. Daí coloco as formas dentro e fecho a porta.
Preparando rapidinho:
No liquidificador:
1- Adicione ao copo do liquidificador o leite, o ovo, a margarina/manteiga, o sal, o açúcar, o fermento e, se quiser, as ervas e bata até tudo ficar bem misturado.
Numa tigela larga e funda:
1- Despeje a mistura do liquidificador.
2- Com a ajuda de uma colher de pau, vá adicionando aos poucos a farinha de trigo e mexendo.
3- Quando a consistência chegar à de uma massa de bolo pesada/firme, meio uma massa melequenta e pesada, tá no ponto. Reserve.
Enformando e descansando a massa:
- Se você tiver daquelas formas de pão de forma/bolo inglês (retangular, comprida e alta), use. Caso contrário pode usar aquelas formas de bolo com furo no meio que também dá certo.
1- Unte duas formas médias de pão de forma (ou de furo) com margarina/manteiga e enfarinhe. Se a forma for grandona uma basta. A massa deve preencher apenas metade ou abaixo da metade da forma.
2- Preencha cada forma com metade da massa.
3- Com a ajuda de uma colher com as costas besuntadas de margarina, manteiga ou azeite, ajeite a massa a fim de ficar na mesma altura de todos os lados, passando as costas da colher. Se começar a grudar massa na colher, besunte novamente e volte a ajeitar a massa.
4- Cubra a forma com papel filme ou com um pano de prato úmido e deixe em lugar morno para crescer por uns 40 minutinhos (veja a dica do forno acima).
Assando:
1- Ligue o forno e deixe pré-aquecer por 5 minutos em temperatura de 180/220ºC.
2- Desembrulhe as formas e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40/50 minutos, ou até que a crosta fique bem douradinha e ao enfiar um garfo ele saia limpinho.
3- Desligue o forno, retire as formas, aguarde cerca de 5 minutos e desenforme.
4- Sirva em fatias quentinhas com manteiga, geleia, requeijão ou mesmo purinho.
5- Este pão dura de 3 a 4 dias, em temperatura ambiente e pode ser congelado, durante pelo menos 3 meses.
DICA PARA ASSAR:
1- Coloque as formas de pão dentro de um tabuleiro largo. Ele protegerá o fundo da forma com a massa e evitará que, caso ela cresça muito, acabe por derramar sobre todo o seu forno, fazendo uma bagunça terrível e espalhando fumaça e cheio de queimado por toda a sua cozinha.
2- Se seu forno tem duas alturas, comece assando o pão na grade debaixo e, quando faltar cerca de 10/15 minutos para o término, mude as formas para a grade de cima. Assim, ele dourará mais rápido e a parte debaixo não ficará muito escura.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!