Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

10/02/2017

Bife surpresa – memorias gustativas do meu pai

Caçarolla171
Quem lê minha apresentação vê que minha mãe foi minha grande influência nessa paixão pelas panelas e sabores. Ela é uma grande cozinheira, assim como a maioria de minhas tias. Mas o que deixei de citar é que meu pai também mandava muito bem na cozinha. Mas só fazia pratos especiais, no dia a dia, Dona Cely era a dona do pedaço.

Como em toda família humilde, a chamada carne de primeira era figura rara em nossa mesa, sendo as chamadas carnes de segunda presença salpicada. Frangos, sardinhas e peixes baratos, ovos, miúdos, verduras e legumes nossa salvação de todo dia. Comida variada, saborosa e barata.

Mas quando meu pai queria comemorar algo muito especial ou conseguia algum dinheirinho extra, o Bife Surpresa aparecia à mesa com toda sua pompa e circunstância. Belos bifes de contra filé ou alcatra recheados e empanados.

E foi num dos meus momentos de grande saudade dele que resolvi fazer esta publicação, para marcar e relembrar aqueles momentos especiais, cheirosos e saborosos de nossas vidas.

Vamos lá? As quantidades são de acordo com o número de bifes que você quiser fazer, portanto vou dar as indicações e você decide quantos quer fazer, ok?

Ingredientes:

Bifes de contra filé ou alcatra finos e em pares, de mesmo tamanho e formato
1 fatia de presunto cozido para cada par de bife
1 fatia de queijo muçarela ou prato para cada par de bife
Farinha de trigo o quanto baste para empanar
Farinha de rosca o quanto baste para empanar
Ovos o quanto baste para empanar
Óleo de soja para fritar por imersão (ou seja, muito)
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
- Com um martelo de carne bata os bifes a fim de torná-los mais finos e acertar os tamanhos
- tempere cada um com pitadinhas de sal e pimenta do reino de cada lado.
- pegue um bife, deite as fatias de presunto e queijo e cubra com o segundo bife apertando as beiradas e não deixando nenhum pedaço do recheio para fora.
- distribua a farinha de trigo e de rosca em dois pratos rasos.
- num prato fundo deite os ovos, bata ligeiramente para juntar as gemas com as claras e tempere com pitadinhas de sal e pimenta do reino também.
- passe cada bife recheado primeiro na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca e vá reservando em uma travessa ou tabuleiro, um bem separado do outro.
- leve uma panela larga e funda ao fogo alto com óleo suficiente para que, ao colocar cada bife,  ele seja coberto pelo óleo, como batatas fritas, e deixe aquecer. DICA: O óleo não pode ficar pelando e a forma de saber se está no ponto é jogar uma pitada de farinha de rosca nele. Se ela for ao fundo e demorar a subir o óleo está frio ainda. Se subir muito rápido o óleo está quente demais, abaixe o fogo e tente novamente um pouco depois.
- A menos que sua panela seja enorme ou seus bifes muito pequenos, frite cada bife de uma vez. Quando a casquinha ficar dourada, retire com uma espumadeira, escorra numa peneira de metal ou sobre papel toalha e reserve dentro do forno para manter quentinho até você terminar toda a fritura.
Sirva imediatamente, acompanhado simplesmente com uma salada de folhas verdes ou batatas fritas, assadas, salteadas, em purê ou com uma bela macarronada ou ainda purinho mesmooo.

Quando você servir, seus comensais pensarão que é apenas um simples bife à milanesa, mas ao cortar: Supresaaaa! O queijo derretido se espalhará e o presunto dará aquele Up.

Você pode substituir o presunto cozido por salame, presunto cru, peito de peru defumado, mortadela defumada, etc.

Na foto, servi com batatas rústicas salteadas na manteiga e salpicadas de salsinha! Não cortei prá você ver o recheio porque quero que você corte o seu e se surpreendaaaa!!!

Meu pai também era expert no “Peixe de coco”, sucesso na família de minha mãe capixaba desde sua chegada. Sim, porque na época dele moqueca era ou baiana ou capixaba. Carioca filho de pernambucano, lá ainda não se usava essa denominação de moqueca se não fosse dos outros dois estados. Além disso, o Peixe de Coco não leva dendê e nem urucum e seu preparo é bem diferente, apesar de ser também um tipo de moqueca. Quer a receita? Deixa bater mais saudade que eu publico!


Imagina você cortando e o queijo escorrendooooo! Nham nham!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!