Se inscreva em nosso RRS!

Clique Aqui

28/09/2014

Pão básico: Vamos aprender e nos deliciar?

Caçarolla171
Muita gente acredita que fazer pão caseiro é difícil e dá muito trabalho. Mas na verdade é apenas um pouco demorado por causa do tempo de descanso para a massa crescer e, depois para abrir e rechear, se quiser.

E que delícia comer um pãozinho quentinho que acabou de sair do forno né?

Então vamos aprender a fazer um pão caseiro bem basicão? Esta aqui rende cerca de 35 pãezinhos do tamanho dos da foto.

Ingredientes

1 Kg de farinha de trigo + um copo tipo de requeijão
1 pacotinho de fermento biológico seco
300 ml (mais ou menos) de água morna  (morna nada de fervente, morna quer dizer que você enfia o dedo dentro e agüenta sem se queimar)
2 colheres de sopa de óleo ou 1 de óleo e 1 de azeite
1 colher de sobremesa rasa de açúcar
1 gema de ovo misturada à 1 colher de sobremesa de óleo
1 colher de chá de sal
2 colheres de ervas secas (salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, etc.), se desejar

Preparo:

1-     Numa caneca ou tigela pequena adicione: O fermento seco, o açúcar, 1colher de sopa bem cheia de farinha de trigo. Acrescente água morna até cobrir + 2 dedos e mexa bem até todos os secos estarem bem diluídos. Tampe e reserve, por mais ou menos uns 5/10 minutos ou até que a mistura cresça até quase a borda da caneca/tigela.
Essa é a famosa esponja que muitos indicam fazer e outros não.
Obs.: Muitos padeiros de top não indicam usar água morna, preferindo a água fria mesmo, mas eu prefiro usar o método tradicional caseiro.
2-     Numa superfície lisa ou numa tigela grande despeje o restante da farinha e faça um buraco largo no meio.
3-     Nas bordas, sobre a farinha, salpique o sal, as revas secas (se desejar) e distribua os óleos.
4-     Quando a esponja estiver crescida, despeje-a no buraco da farinha e vá puxando das bordas para dentro mais farinha e misturando.
5-     Vá adicionando aos poucos a água morna aos poucos e misturando até a massa ficar consistente e elástica como massa de pastel mas ainda um pouco grudenta.
6-     Neste ponto, com aquela farinha do copo de requeijão, enfarinhe uma superfície lisa e deite a massa. Vá empurrando e socando a massa por cerca de 8 minutos ou mais (marque no relógio para não se perder). Isto é o que se chama “sovar a massa” e quanto mais sovar melhor. Será esse sovar que vai fazer o glúten se desenvolver, tornando a massa lisinha e cada vez mais maleável.
7-     Após sovar bem, formate a massa como uma bola, coloque em uma tigela grande e larga (ela deve ter espaço suficiente para a massa cobrir apenas metade, melhor 1/3, do espaço total dela. Sele a tigela com filme plástico e leve ao forno apagado para crescer, por cerca de 1h.
Obs.: Em dias quentes ela crescerá até antes de 1h e em dias frios talvez precise de mais um pouco.
8-     Enquanto a massa cresce, pegue tabuleiros/formas, besunte de óleo e enfarinhe. Reserve.
9-     Se quiser rechear, separe o recheio desejado, apenas preste atenção, pois eles devem ser secos sem muito caldo ou cremoso. Os pãezinhos da foto eu rechiei de salsichas, de carne de lingüiça fresca e fiz também sem recheio.
10- Após a massa crescer, enfarinhe uma superfície lisa e retire o filme plástico. Vá cortando pedaços do tamanho de sua mão em concha, ou seja, uma bola não muito grande (do tamanho de uma bola de tênis). Formate algumas bolinhas e vá colocando em um canto esfarinhado.
11- Pegue um rolo de macarrão (se não tiver, use uma garrafa bem limpinha), e vá abrindo a massa formando retângulos com as pontas ovaladas. A espessura deve ser de cerca de 2 centímetros ou menos de meio dedo indicador.
12- Se quiser rechear, coloque o recheio após um dedo de uma das pontas e enrole até a outra ponta. Aperte bem a última ponta contra a massa para ela grudar bem. Coloque na assadeira e vá repetindo a operação até a massa acabar. Se quiser fazer sem recheio, apenas enrole a massa aberta sem ele.
13- Dê um espaço de cerca de dois dedos, no mínimo de um pãozinho para outro.
14- Pegue uma faca afiada ou um estilete e dê cortes rápidos sobre cada pãozinho. Quando faço pãezinhos com vários sabores faço cortes diferentes para diferenciá-los depois de assados.
15- Leve os tabuleiros ao forno apagado novamente e deixe descansar por mais 30 minutos ou mais, até que eles cresçam mais um pouco.
16- Retire os tabuleiros do forno, ligue-o em temperatura alta e deixe pré aquecer.
17- Pincele a mistura de ovo e óleo sobre cada pãozinho.
TRUQUE: antes de ligar o forno, coloque um recipiente de alumínio ou inox pequeno com água sobre a chapa do forno, isso resultará em vapor e ajudará a criar uma casquinha mais crocante e dourada nos pãezinhos.
18- Ajuste o forno para cerca de 220°C (um pouco mais ou um pouco menos não vai matar ninguém).
19- Leve os tabuleiros ao forno por cerca de 30/40 minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados. Atenção!! O tempo para assar varia de forno para forno, então lá pelos 20 minutos dê uma olhada e vá controlando.
20- Se os tabuleiros não couberem todos de uma vez, a cada fornada vá colocando até o último, mas observe a tigela, se estiver com pouca água, acrescente mais.

DICA:
Se não for consumir todos de uma vez, asse alguns mais clarinhos, deixe esfriar e congele. Para usá-lo novamente, retire do freezer, coloque em um travessa e leve novamente ao forno a 180°C, por mais uns 10 minutinhos. Já pensou? Ter pão caseiro todo dia pro café da manhã ou pro lanche?


Veja abaixo que gostosuras!!!

Temos aí: recheados de salsichas, recheados de linguiças e sem recheio em dois formatos: compridinhos e redondinhos!

Os redondinhos apenas abri a massa, enrolei e depois enrolei de novo em forma de caracol!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui. Vai ser legal saber sua opinião!